segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma questão de fé!





Todo ser humano tem um lado espirituoso que se desenvolve em momentos de reflexão sobre a morte. O diálogo que segue se passaria fácilmente por fato, no entanto é apenas verossímil. Enquanto faz sua viagem cotidiana em um dos lotados ônibus da cidade do Rio de Janeiro, um homem de aproximadamente trinta anos de idade, semblante contraído, é abordado por um outro que,com muita dificuldade, chega-se a ele para iniciar um diálogo - daqueles socialmente esteriotipados.

-- Aqui está um folhetinho da palavra de Deus! Não rasgue, por favor.


-- Não quero! Já tenho minha religião.


-- Mas, religião não salva, filho. Só Jesus!


-- Que Jesus que nada! Eu sei o que vocês querem. Querem é que eu dê o meu dinheiro pro pastor! Bando de ladrões!


-- Não! Não é verdade! Nós queremos que você e sua família sejam salvos. Jesus está voltando!


-- Falam isso desde que minha avó era bebê! Querem é colocar medo nas pessoas pra roubarem o seu dinheiro suado. Aproveitadores!


-- Mesmo que não acredite em que Jesus vem buscar aqueles que crêem nele, você sabe que um dia a vida acaba. Não sabe?!

-- Não brinca?! E daí?! Que todo mundo morre todos sabemos. Mas olha, vou te dizer uma coisa: sua hora deve está bem mais próxima do que a minha, seu louco!


-- Amém! O morrer pra mim é lucro. E pra você o que é?!


-- Algo muito distante. Tenho a vida inteira pela frente. É isso! Estou apenas começando a me divertir nesta terra. E quer saber, esse papo de crente é pra maluco!


-- Muito Bom! Que filosofia excelente! Mas, você já parou pra pensar sobre quanto tempo é uma vida inteira?! Será que oitenta anos... ou noventa... ou mesmo cem?! E depois?! É certo a morte. E, após a partida deste mundo, o quê será que virá?!


-- Ah! Depois a gente reencarna, meu chapa! Vive tudo de novo! Ou... sei lá, não existe mais nada! É... é isso: não há nada depois da morte!


-- E se essas teorias estiverem erradas?! Você já refletiu sobre isso?! Já parou pra pensar que você pode ser responsável pelo sofrimento eterno das almas de todos na sua família?!


-- Como assim?! Não entendi!


-- Essas crenças que você acabou de me declarar. Se houver verdade nelas, eu nada tenho a temer, pois seguir os ensinamentos de Jesus me faz ser uma pessoa melhor nesta vida. Sendo assim, se depois da morte houvesse a reencarnação ou se não houvesse mais nada, pra mim seria indiferente! Agora, caso somente a bíblia esteja certa - como nós cremos - todos os que não se arrependerem aceitando a Jesus Cristo como único e suficiente salvador de suas vidas serão condenados no dia do grande juízo.


-- Você quer dizer que só vocês estão certos?! São os donos da verdade?!


-- Não! De maneira nenhuma! Estou dizendo que cremos em Jesus e em suas palavras e que não vemos nenhuma razão pra você desprezar-lo sem conhecer suas palavras.


-- Então, é uma questão de lógica?! Se eu sigo a bíblia me dou bem mesmo se ela não for verdadeira.


-- Não! Não é uma questão de lógica. Para nós, é uma questão de fé. Cremos na veracidade das escrituras. E isso acontece com qualquer pessoa que não rejeita a palavra, porque quando nós a ouvimos o Espírito é que nos convence.


-- Convence de quê?


-- De que ela é verdadeira.


-- O que a bíblia fala sobre a outra vida?


-- Na verdade, não é outra. Acontece que todos os seres humanos têm uma alma e ela jamais morrerá. Sim! Nossa alma viverá pra sempre com Deus ou longe dele.


¾ Pra sempre como assim?! Não existe pra sempre, um dia tudo acaba!


-- Nem tudo! Deus e o seu projeto para humanidade fogem a essa idéia de inicio e fim. Falo de ETERNIDADE!


-- E quanto às outras religiões? Ah! Já sei: estão todas errada!


-- A maioria das religiões prega que há uma chance depois da morte, no entanto a Bíblia condena as religiões ao dizer que se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. E fala também que a verdadeira religião é ajudar ao próximo e não se contaminar com as sujeiras do mundo.


-- Uma religião que condena à Religião?! Isso é contraditório de mais! É loucura, meu amigo! Será que você não vê?! Por isso que eu digo "religião e política, definitivamente, não se discutem". Então me deixa viver minha vida do meu jeito: tomando minha cervejinha, curtindo umas mulherezinhas. Que, assim, eu sou feliz ao menos nessa vida, que é a única certa.


-- A bíblia não apresenta uma religião. Ela nos ensina uma conduta de vida que agrada a Deus. Temos o direito de escolher, o livre arbítrio. Posso ler pra você um trecho que explica isso?


-- Só se você me prometer que depois me deixa em paz.


-- Como o senhor quiser.


-- Então, pode ler.


-- Diz assim: “Divirta-se, alegre o seu coração, anda pelos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos na juventude... Sabe, porém, que, de todas essas coisas, Deus lhe pedirá contas.”. Posso ler só mais um trechinho? Eu prometo que vou deixar você em paz.


-- Onde está escrito isso?


-- No livro de Eclesiastes.


-- Pode continuar lendo. Afinal são sabias as palavras e eu até sinto certo arrepio.


-- Está escrito assim: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”


-- Essas palavras são muito pesadas, o senhor não acha?!


-- Tudo que sei é que pra mim são totalmente verdadeiras.


-- Eu nunca parei pra ler, então não sei.


-- Ouvi alguém falar, sabiamente, que a maior de todas as ignorâncias é rejeitarmos aquilo que não conhecemos. Por isso eu peço que você se lembre de que a Bíblia não admite chance nenhuma depois da morte para os que não crêem no Filho de Deus e que você pode decidir onde quer viver a eternidade agora, enquanto há vida. Por favor, leia a bíblia, reflita e pesquise.


-- Mais dizem que é um livro muito difícil de compreender. Existe algum livro que ajude a entendê-la.


-- Até há, mas o importante é saber que a bíblia se explica por ela própria.


-- Não custa nada ler pra conhecer. Vou tirar minhas próprias conclusões.


-- Faça isso! Não perca a chance de saber o verdadeiro destino da sua alma.


-- Está bem! Agora me deixa descansar.


-- Claro! Obrigado pela atenção. E que o Espírito Santo lhe convença!





Rio de Janeiro, 25 de junho de 2010.


David do N. Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário